Palestras



Workshop: Moodle para Autores, Tutores e Professores
Robson Santos da Silva
Este workshop ampliará os conhecimentos técnicos e pedagógicos de profissionais que utilizam (ou desejam utilizar) o MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) como ambiente virtual de aprendizagem em seus cursos, a distância ou presenciais. Os participantes passarão a conhecer as formas de uso e potencialidades pedagógicas dos principais recursos, atividades e blocos a partir dos recursos oferecidos pela Web 2.0.

O workshop é baseado em práticas e experiências em diferentes ambientes educacionais que utilizam com sucesso as tecnologias de informação e comunicação digitais tanto para construção quanto para o gerenciamento e tutoria de cursos. Nesse contexto, este workshop permite ao participante conhecer e decidir, à luz da web interativa, formas interessantes e criativas para compor suas salas e ambientes virtuais.

São apresentados alguns dos principais conceitos envolvidos no uso da tecnologia digital em educação. O participantes terão acesso às técnicas de criação de cursos com o MOODLE e poderão explorar e conhecer sugestões de uso dos principais blocos, recursos e atividades do software. Por fim, aprenderão a compartilhar informações interessantes sobre recursos e atividades externas que, agregadas ao MOODLE, possibilitam excelentes contribuições.

Formação de Professores para Docência Online
Marco Silva
A oferta de cursos rápidos, graduações e pós-graduações na internet vem crescendo exponencialmente em todo o mundo desde a última década do século XX. Esse crescimento vem sendo potencializado por fatores como a rápida evolução da web e da banda larga, o alastramento da presença de computador, tablet, celular no cotidiano das pessoas e a constituição de novas práticas comunicacionais como e-mails, weblogs, webcams, chats e redes sociais.
Atentos ao cenário marcado pela explosão da oferta de cursos na internet e pela carência da formação de professores para atuar na modalidade online, pesquisadores de doze programas de pós-graduação stricto sensu em Educação e em Comunicação - onze brasileiros e um português - reuniram-se para enfrentar o seguinte problema: sem uma competente mediação docente não há educação autêntica. Os pesquisadores - orientadores, mestrandos e doutorandos - mobilizaram-se em pesquisa interinstitucional.
Esta palestra discutirá essas questões e apresentará os resultados da pesquisa.

Hibridismo Tecnológico Digital e Multimodalidade na Educação Online: a tecnologia-conceito ECODI
Eliane Schlemmer
Vivemos e convivemos numa sociedade em rede, cada vez mais interligada por diversos dispositivos tecnológicos digitais e serviços de telecomunicação. Nesse contexto, diferentes espaços presenciais físicos e digitais virtuais encontram-se imbricados, de forma que os sujeitos da contemporaneidade “habitam”, “co-habitam”, “e-habitam”, de forma nômade, mundos híbridos, o que sugere mudanças na forma de pensar, de agir, de interagir, de se comunicar, de se relacionar, de estudar e aprender, de trabalhar, de se divertir, enfim, de viver e conviver. Compreender essas mudanças, como ocorrem e o que provocam, é fundamental para entender o sujeito da atualidade e dessa forma, produzir conhecimento para que os diferentes espaços da sociedade, principalmente instituições educacionais e o mundo do trabalho, possam ser repensados.
O objetivo dessa palestra consiste em problematizar, em provocar a reflexão e a discussão sobre quem é e onde está o sujeito da aprendizagem, bem como os objetos de conhecimento; com que tecnologias interage e como isso tem contribuído para provocar mudanças no seu viver e conviver, a fim de instigar a análise de um determinado momento histórico da EaD, marcado principalmente pelo uso de AVA, na relação com o momento atual, que se caracteriza por um movimento que tende ao hibridismo tecnológico digital (TMSF, Web 2.0, Web 3D, Agentes Comunicativos, Realidade Aumentada, entre outros) e a multimodalidade (e-learning, m-learning, p-learning, u-learning, i-learning), possibilidades que nos desafiam no âmbito dos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, é preciso questionar: O que essa perspectiva envolve? Como essas tecnologias e modalidades estão se constituindo no campo da formação e da capacitação? Enquanto novidade ou inovação? Quais são as potencialidades e limites percebidos? Estamos avançando na construção de desenhos de processos formativos e de capacitação, de metodologias, práticas e processos de mediação pedagógica inovadoras, que considerem a natureza desses meios, as especificidades das diferentes áreas do conhecimento, as características do público a que se destinam, de forma que sejam significativas para os sujeitos desse tempo histórico e social? Essas são algumas das questões que estaremos abordando nesse encontro. 

Educação sem Distância: As Tecnologias Interativas na Redução de distâncias em Ensino e Aprendizagem
Romero Tori
Ao pensar em um curso a distância logo se imagina um aluno isolado em seu computador recebendo aulas de um professor virtual que nunca se vê. Mas, se essa era uma realidade quando a modalidade foi criada, hoje, o que se experimenta nesse campo é bastante diferente. A mescla de aulas presenciais e virtuais, o uso intenso da interação, redes sociais e blogs são algumas das ferramentas empregadas com sucesso. Nesta palestra, o professor Romero Tori discorrerá sobre o assunto e demonstrará que as barreiras entre métodos de ensino podem ser quebradas.

Tori mostrará como aproximar alunos e professores para melhor aproveitamento de ambientes e conteúdos, além de discutir os conceitos de presença, distância e interatividade, bem como as tendências da educação a distância, ou melhor, “sem distância”. O palestrante mostrará como a educação deve convergir no futuro para uma única forma de ensino que combine interação virtual, encontros pessoais e uso de tecnologias, como dispositivos móveis, realidade aumentada, interfaces gestuais e jogos – que poderão ser aplicadas em qualquer tipo de curso.
Ao analisar as possibilidades do ensino virtual, o autor mostrará a importância de oferecer diferentes linguagens aos estudantes, como conteúdos criados pelos próprios usuários (blogs, vídeos, wikis); redes sociais (orkut, facebook, twitter); dispositivos móveis (telefones celulares); mundos virtuais (ambientes de realidades alternativas, simuladores); novas formas de publicação (vídeos, áudios, animação). Games e ambientes 3D são ainda outros meios que beneficiam o aprendizado moderno, fortemente baseado em autonomia e aprendizado por projetos.

Será também abordado o conceito de blended learning, que busca a harmonia entre as atividades virtuais e presenciais. Tori mostrará como essa é uma tendência mundial, que pode aumentar a sensação de proximidade na aprendizagem a distância. Uma vídeo-conferência, por exemplo, pode integrar aluno e professor, e um chat promover mais interação entre alunos. 

Educação a Distância via Internet
José Armando Valente
Afinal, a educação a distância e as novas modalidades de ensino e aprendizagem ampliam o acesso à educação de qualidade ou desqualificam o processo educativo? Qual o verdadeiro papel das novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das escolas e dos cursos de formação profissional?
Esta palestra procurará responder a essas e outras perguntas, que interessam a todos os que estudam os processos educativos, promovendo um debate sobre as importantes e polêmicas questões que perpassam as complexas relações entre tecnologia e educação neste início de século.

A EaD que vale a pena
Jose Manuel Moran
Esta palestra discutirá as oportunidades e avanços que podemos realizar na modalidade. A arte é um eixo fundamental da educação criativa, que contribui para preparar pessoas abertas para viver num mundo em grandes mudanças. Tudo o que é previsível a tecnologia resolve. Por isso a educação a distância e a semipresencial precisam equilibrar transmissão de informação e desafios e atividades mobilizadoras para que os alunos realmente aprendam de verdade.
***

email: artesanatoeducacional@gmail.com

fone: (11) 3562 4714

Facebook: www.facebook.com/ead.futdaarte

Twitter: https://twitter.com/ead_futdaarte
hashtag: #eadfa