Palestrantes


João Mattar
João Mattar tem mestrado em Educational Technology (Boise State University) e pós-doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar entre 1998 e 1999. Atualmente é professor da Escola de Tecnologia e Engenharia da Universidade Anhembi Morumbi e professor, pesquisador e orientador do TIDD - Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). É autor de diversos livros, como Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Guia de Educação a Distância (Cengage) e Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage).

Robson Santos da Silva


Possui Mestrado em Educação, Licenciatura Plena em Pedagogia, Letras e Bacharelado em Ciências Militares. Foi Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente, é coordenador de EAD do Colégio Militar de Manaus (Exército) e professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação da UNIP e FGV. Destacam-se ainda assessorias realizadas para o SEBRAE, Ministério da Educação e a autoria do livro Moodle para autores e tutores: educação a distância na web 2.0.

Marco Silva
Marco Silva é sociólogo e doutor em Educação. Professor-pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde coordena o Laboratório de Educação Online. Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Autor dos livros Sala de aula interativa (6. ed. Loyola, 2012) e Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y on-line (Madrid: Gedisa, 2005). Organizador dos livros Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa (4. ed. Loyola, 2012), Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas (WAK, 2010), Avaliação da aprendizagem em educação online (3. ed. Loyola, 2011) e Formação de professores para docência online (Loyola, 2012). Email: mparangole@gmaili.com - Site: Sala de Aula Interativa

Eliane Schlemmer


Eliane Schlemmer é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Bacharel em Informática pela UNISINOS. Atualmente é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS. Consultora na área de Educação Digital, Educação Online e Educação Corporativa. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq e membro do Comitê Gestor da RICESU. É conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA-UNISINOS, Mundo Virtual em 3D AWSINOS (criado no Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), Agente Comunicativo MARIÁ – desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada). Também é conceptora da tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI (que se constitui num contexto de hibridismo tecnológico digital). Possui diversos artigos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais, além de ser autora de livros e capítulos de livros publicados no Brasil, na América Latina, nos EUA e Europa, como M-Learning e U-Learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua (Pearson). E-mail: elianeschlemmer@gmail.com. Currículo lattes completo.

Romero Tori



Romero Tori é engenheiro, doutor e livre-docente pela USP. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Senac de São Paulo e Professor Associado da Escola Politécnica da USP. Coordena o Interlab Laboratório de Tecnologias Interativas da USP. É professor permanente do Mestrado em Design do Centro Universitário Senac e é credenciado, desde 1995, no programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da POLI-USP, sub-área de sistemas digitais (Mestrado e Doutorado). No Senac coordena o programa de iniciação científica (Institucional, PIBIC e PIBITI) e desenvolve pesquisas em design de interação e realidade aumentada. É autor do livro Educação SEM Distância (Senac, 2010). Coordena, desde 2007, um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP dentro do programa TIDIA-Ae (Aprendizagem Eletrônica na Internet Avançada).

José Armando Valente
José Armando Valente é Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (1970), Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1974), Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Ciência e Educação do Massachusetts Institute of Technology MIT (1979), Doutor pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Divisão para o Estudo e Pesquisa em Educação do Massachusetts Institute of Technology MIT (1983) e Livre Docente pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp (2005). Professor e Chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autor de diversos artigos, capítulos e livros, como Educação a Distância: pontos e contrapontos (Summus), Aprendendo para a Vida - Os Computadores na Sala de Aula (Cortez), Educação a Distância via Internet (Avercamp) e Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias (Avercamp).

Jose Manuel Moran
Jose Manuel Moran possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Diretor do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp. É professor de Comunicação na Universidade de São Paulo (aposentado). Tem experiência na área de Comunicação e Educação, com ênfase em inovações na educação presencial e a distância, com apoio das tecnologias. É autor de diversos artigos, capítulos e livros, como: A Educação que Desejamos - Novos Desafios e como chegar lá (Papirus), Educação a Distância: pontos e contrapontos (Summus) e Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (Papirus)