Lançamentos






Haverá diversos lançamentos de livros e sessões de autógrafos durante a II Jornada Educação a Distância: o futuro da arte. Confira:


Lançamentos


Marco Silva (Org.)


Atentos ao cenário marcado pela explosão da oferta de cursos na internet e pela carência da formação de professores para atuar na modalidade online, pesquisadores de doze programas de pós-graduação stricto sensu em Educação e em Comunicação – onze brasileiros e um português – se reuniram para enfrentar o seguinte problema: sem uma competente mediação docente não há educação autêntica. Os pesquisadores – orientadores, mestrandos e doutorandos – se mobilizaram em pesquisa interinstitucional realizada inteiramente online no ambiente Moodle para investigar contribuições específicas à formação da expertise capaz de lançar mão da feliz coincidência que faz encontrar em nosso tempo sociotécnico a dinâmica comunicacional da web 2.0 caracterizada como autoria, compartilhamento, conectividade e colaboração e os fundamentos da educação reconhecidos como autonomia, diversidade, dialógica e democracia.
Marco Silva - Prof da Faculdade de Educação da UERJ

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE reune o pensamento e reflexão dos autores e pesquisadores numa abordagem inovadora dos cenários emergentes da e-formação para a sociedade digital, a partir das práticas de interação, moderação e mediação no laboratório de ideias que foi o curso de especialização online conduzido por este grupo. Este laboratório de ideias permitiu a articulação profunda entre as tecnologias, em particular da web 2.0, e o desenvolvimento dos modelos e práticas da e-formação e constituiu o principal desafio, através da experiência dos contextos de docência online, para a cenarização e compreensão dos processos de educação e formação em rede na sociedade digital. 
Paulo Dias - Reitor da Universidade Aberta, Portugal


Sessões de Autógrafos


Educação a Distância: pontos e contrapontos 
José Armando Valente & Jose Manuel Moran

Qual o papel das novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das escolas e dos cursos de formação profissional? A educação a distância e as novas modalidades de ensino e aprendizagem ampliam o acesso à educação de qualidade ou prejudicam o processo educativo? O diálogo estabelecido entre os autores deste livro nos ajuda a compreender essas questões e as complexas relações entre tecnologia e educação neste início de século.

M-Learning e U-Learning:
novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua
Eliane Schlemmer, Jorge Barbosa & Amarolinda Zanela Saccol


Com o constante crescimento da aplicação de tecnologias da informação móveis e sem fio, o conceito de m-learning (mobile learning - aprendizagem móvel) e u-learning (ubiquitous learning - aprendizagem ubíqua) ganha cada vez mais importância. Esta obra tem como objetivo ajudar o leitor a entender o que são essas novas modalidades de educação, quais as principais tecnologias que as apoiam e quais metodologias e processos de mediação pedagógica se relacionam a elas. Além disso, casos concretos de desenvolvimento e aplicação de tecnologias e estratégias de m-learning e u-learning são apresentados para ilustrar todos os conceitos apresentados.

Por todas essas características, m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua é ferramenta essencial para professores e gestores das mais diversas áreas e instituições de ensino, bem como para profissionais ligados à educação corporativa.


Tutoria e Interação em Educação a Distância
João Mattar
.
Tutor é um personagem recente na história da educação brasileira. Institucionalizou-se não só na educação pública na Universidade Aberta do Brasil, como também em instituições de ensino superior privadas e na Educação a Distância (EaD) profissional e corporativa. Esta obra tem como objetivo reinterpretar a atuação do tutor como docente e, simultaneamente, oferecer subsídios para o trabalho do professor em EaD. Para isso, o texto apresenta uma reflexão sobre a atuação desse profissional e o suporte para desenvolver atividades com qualidade e criatividade. Ao longo do texto o leitor terá acesso a tópicos como conectivismo, ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle), plataformas da web 2.0 e redes sociais, atividades síncronas e assíncronas e outros. Tutoria e Interação em Educação a Distância, além de ser uma ferramenta útil para quem tem interesse em conhecer o mundo da EaD, traz um material de reflexão e prática sobre uma atividade essencial na EaD: a mediação pedagógica.


Sala de Aula Interativa
Marco Silva


Este livro tem como principal objetivo operar um diagnóstico do modo como a escola está atualmente encarando o desafio dos novos meios, para traçar estratégias que possibilitem repensar a educação em um momento de generalização das tecnologias interativas.


Guia de Educação a Distância
João Mattar

A EaD (Educação a Distância) tem sido cada vez mais utilizada por instituições de ensino e por empresas, não apenas no Brasil.
Entretanto, mesmo o profissional experiente na área se sente muitas vezes perdido, em função, com tantos modelos, tantas ferramentas, tantos cursos, tantas informações.
Este livro, escrito por um dos maiores especialistas na área, serve, ao mesmo tempo, como porta de entrada para os novatos e atualização para os mais experientes. Nele, você ouvirá falar de LMSs, AVAs, Twitter, Blackboard, Moodle, Sakai, Second Life, Sloodle, mobile learning, realidade aumentada, design instrucional, tutor e várias outras palavras e expressões que fazem parte, hoje, do vocabulário da EaD. Bem-vindo ao estado e ao futuro da arte!


A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá
Jose Manuel Moran



"A escola é pouco atraente". Com base nessa afirmação, José Manuel Moran traça nesse livro um paralelo entre a educação que temos e a que desejamos para nossos alunos, mostrando as tendências para um novo modelo de ensino. A obra analisa principalmente as mudanças que as tecnologias trazem para a educação presencial e a distância, em todos os níveis de ensino, sem esquecer o papel que professores e gestores terão que desempenhar nessa revolução. As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização dos estudos, em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais. Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, afetivo e ético, integrando os aspectos individual e social, os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões. 


Educação a Distância: o estado da arte (vol. 1)
Fredric M. Litto & Marcos Formiga (Org.)
João Mattar & José Armando Valente (capítulos)


Idealizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), organizado por dois especialistas renomados no tema e composto por 61 capítulos escritos pelos maiores profissionais brasileiros em EaD, este livro transmite ao leitor o mais alto e expressivo grau de desenvolvimento atingido pelas abordagens da educação a distância no país até o momento, considerando o contexto dos cenários nacional e internacional de aprendizagem.

Os textos constituem um rico e abrangente apanhado de idéias, tendências e estatísticas indispensáveis para todo profissional que se dedica à educação a distância - quer no âmbito acadêmico, quer no corporativo - e apresentam a visão de pesquisadores especializados nas mais diversas áreas, incluindo: aprendizagem por correspondência, aprendizagem por rádio, aprendizagem por meio de comunidades virtuais,educação corporativa e muitas outras. Além disso,aborda aspectos pedagógicos e andragógicos da EAD, as tecnologias associadas, o cenário internacional, a educação pelo trabalho, história, estatísticas da EaD no Brasil e muitos outros assuntos.

Este livro, além de uma poderosa ferramenta de consulta sobre os mais diversos temas e áreas da EAD, é uma fonte de informação confiável que certamente será muito útil para alunos de graduação e pós-graduação,bem como para profissionais que utilizam aEADcomo recurso para a produção de suas atividades.

Com tudo isso, Educação a distância: o estado da arte é referência e inspiração para todos aqueles que estão preocupados com os rumos da educação no país e que veem a educação a distância como uma maneira adicional e indispensável de levar o aprendizado às pessoas.


Educação sem Distância: as Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e Aprendizagem
Romero Tori
Na educação apoiada por tecnologias interativas, os conteúdos em formato digital assumem papel de destaque e oferecem novas formas de trabalho e de aprendizagem. Nesse cenário, planejar e implementar uma atividade de aprendizagem com uma composição ótima de objetos de aprendizagem e de mídias, com adequado balanceamento de presencial e virtual, é tarefa que assume características cada vez mais próximas da atividade de engenharia. Nesse livro são propostas uma taxonomia da mídia e uma linguagem visual para a modelagem de mídia, relações de distância e sequenciamento, em programas de aprendizagem que integrem, em qualquer proporção, recursos virtuais e presenciais. 


Moodle para Autores e Tutores:
Educação a Distância na Web 2.0  
(2. ed. atualizada para o Moodle 2.0)
Robson Santos da Silva

Este livro objetiva aprimorar os conhecimentos técnicos e pedagógicos de profissionais que utilizam o MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como ambiente virtual de aprendizagem em seus cursos, sejam eles a distância, sejam presenciais. A intenção é levar ao conhecimento dos leitores as formas de uso e potencialidades pedagógicas dos principais recursos, atividades e blocos a partir de possibilidades oferecidas pela WEB 2.0.

O livro tem como base práticas e experiências em diferentes ambientes educacionais que, efetivamente, utilizam as tecnologias de informação e comunicação digitais tanto para construção quanto para o gerenciamento e tutoria de cursos. Nesse contexto, a intenção é disponibilizar uma obra que ultrapassasse o conceito de manual, uma vez que permite ao leitor conhecer e decidir, à luz da WEB interativa, formas interessantes e criativas para comporem suas salas e ambientes virtuais.

Para que o objetivo do livro possa ser atingido, este se encontra estruturado em capítulos que mesclam teoria e prática. Assim, na introdução, são apresentados alguns dos principais conceitos presentes no uso da tecnologia digital em educação. O capítulo 1 aborda as técnicas de criação de cursos com o Moodle.

Nos capítulos 2, 3 e 4, o leitor pode explorar e conhecer sugestões de uso dos principais blocos, recursos e atividades do software. No capítulo 5, o objetivo é compartilhar informações interessantes sobre recursos e atividades externas que, agregadas ao Moodle, possibilitam excelentes contribuições. Por sua vez, o capítulo 6 explora todas as novidades do novo Moodle 2.0.


Games em Educação: como os nativos digitais aprendem
João Mattar


Você já pensou em ensinar história com um game como o Age of Empires? E geografia com Carmen San Diego? Aliás, você usa games na educação? Se você já chegou nessa fase, este livro é uma excelente oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Se não, o que está esperando para ler Games em educação? Aperte o start! Comece!

Com esta obra de João Mattar, você vai aprender a aproveitar os recursos de vários jogos em benefício do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, vai conhecer o estilo de aprendizagem dos nativos digitais e descobrir como utilizar e criar games educacionais.
 
Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.


ABC da EaD: a educação a distância hoje
Carmem Maia & João Mattar

A educação a distância (EaD) vem crescendo de maneira explosiva. Conseqüentemente, crescem também o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, de cursos e disciplinas ofertados, de empresas fornecedoras de serviços e insumos e de artigos e publicações sobre EaD.

É nesse cenário em mudança que surge o ABC da EaD, um verdadeiro manual sobre o assunto, que traz não apenas a história da EaD no Brasil e no mundo, como também dicas e sugestões para quem quer melhorar ou mesmo implementar esse tipo de serviço.

Com uma linguagem clara e acessível, a obra aborda os vários modelos de EaD que vêm sendo praticados, as ferramentas disponíveis, os novos papéis do aluno, do professor e das instituições, os direitos autorais e o futuro da EaD, entre outros pontos relevantes. Como complemento, o livro também traz um Companion Website com material adicional para alunos e professores.

Elaborado com o intuito de organizar o grande volume de histórias, casos, tecnologias, ambientes, papéis e fundamentos relacionados ao tema, ABC da EaD é, sem dúvida, fundamental para quem quer conhecer um pouco mais sobre esse tema tão importante nos dias atuais.


Educação a Distância: o estado da arte (vol. 2)
Fredric M. Litto & Marcos Formiga (Org.)
Eliane Schlemmer (capítulo)


Complementando os assuntos que fizeram de seu primeiro volume um grande sucesso, esta obra traz não somente as questões técnicas e pedagógicas da educação a distância, mas também suas experiências e práticas, bem como seus aspectos histórios e culturais - tudo isso apresentado sob várias facetas por renomados profissionais.

Essa pluralidade de assuntos e autores, que permite ao leitor ter contato com as diferentes perspectivas da EAD, confere grande qualidade à obra, tornando-a indispensável para todos aqueles que desejam estar conectados com o que há de melhor quando o assunto é EAD - uma área que cresce a cada dia.


Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
José M. Moran, Marcos T. Masetto & Marilda A. Behrens
 

A finalidade desse livro é discutir a introdução da informática e da telemática na educação. No debate se inserem, entre outros temas, questões associadas a propostas de integração e utilização do computador e da Internet na escola. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje. Leitura essencial a professores de quaisquer níveis de ensino, este livro procura expandir o diálogo e as análises sobre investimentos e utilizações tecnológicas em educação com a perspectiva de construir novas propostas.


Avaliação da Aprendizagem em Educação Online
Marco Silva & Edméa Santos (Org.)


Educação online? Ah, então é moleza...! Este livro reúne a experiência de 65 representantes da área e derruba esse mito, mostrando que a avaliação online é uma questão complexa que só pode ser resolvida com conhecimento de causa.

Mudam as formas de pensar e de aprender mudam também as formas de avaliar. A tradicional prova - temida por alguns, e nem sempre eficaz para verificar resultados - torna-se mais global e se renova em portfólios, participação em comunidades virtuais, blogs, videoconferências e outros dispositivos. A modalidade online revoluciona tempo e espaço e permite realizar avaliações ao longo do processo, voltadas para o desenvolvimento de competências e - mesmo a distância - atentas aos aspectos emocionais dos estudantes.

Trabalhar nesta área é ajudar a construir a nova epistemologia, pois estamos a toda hora descobrindo novos desafios no processo cognitivo dos aprendizes de hoje. Como avaliá-los? Este livro sistematiza e socializa o conhecimento que vem sendo construído nesse campo e apresenta as tendências de ponta.

Andréa Ramal, ID Projetos Educacionais


Educação para a Era da Sustentabilidade
Alessandro Marco Rosini et al (Org.)


Educação e sustentabilidade caminhando juntas, reciprocamente interligadas para a manutenção da vida e do bem-estar social, rumo ao tão sonhado desenvolvimento sustentável. Essa é a proposta de Educação para a Era da Sustentabilidade.

Apresenta-se a educação como meio para o resgate de valores, como cidadania, cooperação, solidariedade, responsabilidade e ética, que são facetas da sustentabilidade e colaboram para o aprimoramento de uma cultura voltada para o desenvolvimento humano e a manutenção do planeta.

A obra reflete a emergência de uma nova educação, em sua forma sustentável, que está levando à transformação da consciência coletiva e pode ajudar a humanidade a dar um salto qualitativo e alcançar o equilíbrio entre a realidade interior e exterior do ser humano e entre este e a natureza. 


Educação Online
Marco Silva (Org.)

 
Para nós que estamos construindo os caminhos novos da educação online, algumas questões são fundamentais: que pedagogia inspira nosso trabalho, qual é o papel do desenho instrucional, como construir verdadeiramente comunidades virtuais de aprendizagem, o que diz a legislação sobre essa modalidade educacional, quais são as mudanças no ambiente corporativo a partir da comunicação e da colaboração entre pessoas que aprendem em rede.

Neste livro, que reúne o pensamento de 56 autores brasileiros em 33 capítulos, procuramos responder a essas e muitas outras questões, oferecendo subsídios para a gestão do conhecimento em universidades corporativas, em cursos online e em uma série de outros ambientes educacionais próprios da cibercultura.

Andréa Ramal, uma das autoras do livro


Metodologia Científica na Era da Informática
João Mattar
João Mattar, pesquisador e autor de diversos livros, uniu os dois temas em uma só obra. Indicado a alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas do ensino superior brasileiro, Metodologia Científica na Era da Informática não falha em sua premissa e entra na terceira edição totalmente revisado e atualizado.


Introdução à Filosofia
João Mattar
Filosofar não é apenas para filósofos. Basta uma pergunta simples como “Quem sou?”, “De onde vim?” ou “Para onde vou?” e você já está filosofando. Mas a filosofia não se limita a pensamentos abstratos, ela é também prática. É com esse enfoque que João Mattar nos apresenta a mãe de todas as ciências.
De maneira leve, mas sem ser rasa, Introdução à filosofia nos leva a conhecer um abrangente panorama histórico das ruínas da Antiguidade aos chips da inteligência artificial, do papiro de Ani aos mais recentes hipertextos da Internet. Além disso, o autor não se restringe aos limites do Ocidente e parte para a exploração das mais diversas e ricas correntes filosóficas orientais. Por fim, ele faz um exame do desenvolvimento filosófico brasileiro.
Com uma linguagem moderna, citando filmes, games e redes sociais, o texto é um convite para todos aqueles que adentram este fascinante terreno que é o pensamento humano, mostrando como nossas dúvidas, escolhas e ações estão repletas de questões filosóficas. Afinal, a filosofia é para todos.


Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade?
José Armando Valente & Maria Cândida Moraes



Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? Essa tem sido uma questão difícil para a maioria dos pesquisadores acostumados a trabalhar a partir de outros referenciais teórico-epistemológicos em educação. Neste livro são abordadas muitas questões que envolvem a pesquisa transdisciplinar e que deverão fomentar o debate acadêmico a respeito da pesquisa educacional para podermos avançar e compreender melhor a nossa realidade, encontrando soluções mais compatíveis com a natureza complexa dos fenômenos sociais.


Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias
José Armando Valente & Maria Cândida Moraes
 
 
Este livro descreve uma experiência de educação a distância, realizada no curso de formação de educadores de escolas, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que procurou atingir três objetivos. Primeiro, preparar os cursistas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
 
Segundo, criar estratégias favoráveis à integração entre os diferentes profissionais que atuam com os diversos meios (como câmera fotográfica, vídeo, internet) – não só no âmbito da escola como também das Secretarias de Educação –, de modo que eles pudessem realizar ações articuladas de uso das TICs na escola.
 
Terceiro, oferecer as condições para que os educadores desenvolvessem planos de formação, realizada a distância, de outros profissionais da rede por meio de tecnologias.
 
Além do alto índice de aproveitamento do curso, ele permitiu também avanços do ponto de vista metodológico, criando atividades inovadoras, como as estratégias para a integração das equipes que trabalham com diferentes tecnologias, a elaboração do Memorial Reflexivo e a apropriação dos recursos de Educação a Distância, de modo que os participantes do curso pudessem realizar ações de formação dos seus colegas, em serviço e de modo continuado.


Educação a Distância:
Prática e Formação do Profissional Reflexivo
José Armando Valente e Silvia Branco Vidal Bustamante (Org.)
 
 
A Educação a Distância (EaD) por meio de recursos computacionais e, em especial, da Internet sugere a necessidade de uma abordagem crítica em direção aos aspectos formativos, envolvendo a consciência da reflexão sobre a prática, como ferramenta de transformação significativa da atuação pedagógica.

Este livro reúne artigos que possibilitam ao profissional de diversas áreas analisar, discutir e desenvolver questionamentos sobre a EaD na formação do profissional reflexivo, destacando o ciclo da ação–reflexão e a prática reflexiva como campos de investigação.
 
Análise de projetos, construção coletiva de conhecimento, fundamentação de cursos de formação de educadores on-line, reflexões do educador-aluno, metarreflexão e (trans)formação permanente, papel da pesquisa na formação do professor reflexivo, sala de aula do século XXI, educação bimodal, design de sistemas e práticas participativas e papel da reflexão e dos mediadores na capacitação de aprendizes colaboradores são alguns dos tópicos de destaque nesta obra.
 
A elaboração dos diversos capítulos sobre o tema EaD e a Reflexão sobre a Prática apresenta-se como um material de relevância e significação para todos os que pretendem utilizar os recursos da tecnologia para que os diversos ambientes de aprendizagem e de trabalho possam ser espaços de gestão em aprendizagem colaborativa e de investigação. Assim, este livro, ora editado pela Avercamp, é um conjunto de estudos de pesquisadores de diferentes universidades do país, que visa a colaborar na elucidação e no aprofundamento da importância da prática reflexiva na formação de qualidade do profissional
do futuro.

Um comentário:

  1. Nossa, um melhor que o outro... alguns já adquiri e digo que valem a pena... pois esses autores são excelentes no que fazem. Parabéns!!!

    ResponderExcluir